Maranhão conquista 2º lugar no Resultado Primário do Ranking de Competitividade dos Estados

Acessar fotos
5/11/2025

O Maranhão obteve um grande resultado em gestão fiscal e alcançou o segundo lugar no indicador de Resultado Primário no Ranking de Competitividade dos Estados. Na classificação, o índice faz parte do pilar de Solidez Fiscal, no qual o Maranhão conquistou uma histórica segunda colocação, atrás apenas do Espírito Santo em todo o país. 

O Resultado Primário é calculado pela diferença entre receita primária (obtida pelas arrecadações em impostos, contribuições, entre outros) e a despesa primária empenhada no ano (em gastos com saúde, educação, infraestrutura e funcionalismo, por exemplo), sem incluir os juros da dívida pública no cálculo. A diferença entre as duas foi dividida pelo PIB nominal do Estado para gerar o rankeamento do CLP em Resultado Primário. A boa colocação do Maranhão no índice – com subida de quatro posições em relação ao ano anterior – é uma mostra da capacidade do estado em gerar superávit fiscal e ter um bom equilíbrio nas contas públicas. 

Bons resultados também foram obtidos nos índices de investimento empenhado com pessoal, cujo desempenho foi superior à média nacional, com pontuação de 98,7; na Regra de Ouro (diferença entre as despesas de capital empenhadas e a receita de operações de crédito, dividida pela receita corrente líquida), em que o estado subiu 15 posições em relação ao ano anterior; no Índice de Liquidez (obrigações financeiras divididas pelo quantitativo de caixa bruto), em que o Maranhão subiu 14 posições; e na Solvência Fiscal (dívida consolidada líquida dividida pela receita corrente líquida), com avanço de quatro posições.

Os avanços se traduzem em uma subida expressiva de 18 posições em Solidez Fiscal para o Maranhão, uma das maiores da série histórica do Ranking. As conquistas são celebradas especialmente pela equipe da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), que orienta as secretarias de Estado em assuntos fiscais e coordena a qualidade da informação contábil que é fornecida para instituições como o CLP e o Governo Federal. 

Na visão do secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Vinícius Ferro, a subida no Resultado Primário reflete os avanços do Governo do Maranhão não somente em solidez fiscal, mas também em liquidez e na qualidade e transparência. “Cada bom resultado como esse demonstra o quanto a gestão do governador Carlos Brandão é empenhada diariamente em cumprir as metas fiscais, garantir a governança eficiente e dar mais capacidade ao estado em atrair investimentos. É com muito trabalho de todo o governo do Maranhão que trilhamos o caminho certo para desenvolvermos o estado cada vez mais”, frisou.