29/11 10:03

Servidores do Estado participam de Curso sobre novo Sistema de Planejamento e Gestão Fiscal

46847856_1125410640958193_1835285013579431936_n

 

O curso sobre o Sistema de Planejamento e Gestão Fiscal (Sigef) teve início, na segunda-feira (26), com a participação de servidores de vários órgãos do Governo do Estado. O Sigef substituirá o sistema atual, o Siafem, e será de uso obrigatório para todos os poderes e órgãos da administração direta e empresas dependentes.

Promovido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento (Seplan), 350 servidores participam do curso, divididos em quatro turmas, pela manhã e tarde. As atividades terão duração de quatro semanas.

Wanderson Batista, assessor da Seplan e responsável pelo gerenciamento e implantação do Sigef no Maranhão informa que funcionários da empresa Indra, responsável pela implantação do sistema, estão atuando como instrutores.  “O sistema entrará em funcionamento no começo de 2019, quando os servidores terão um acompanhamento”, destacou.

Segundo Vivian Gonçalves, uma das instrutoras da empresa, no curso é repassado o conceito do sistema Sigef. Em seguida, são apresentadas as funcionalidades de execução orçamentária e financeira.

“Esse treinamento é para o servidor usuário do sistema e não para gestor; mostra como o usuário vai gerir a execução orçamentária e financeira no perfil que ele tem acesso. Empenho, pré-empenho, certificar despesa, liquidar, até o pagamento e também a parte de arrecadação. A turma está bem animada, interessada, tirando muitas dúvidas, o que é muito importante”, explicou a instrutora.

A servidora da Assessoria de Planejamento da Secretaria da Mulher (SEMU), Rozenir Mesquita, elogiou o curso e acredita que o novo sistema vai melhorar bastante a execução orçamentária e financeira do Estado.

“São dados novos para todos nós e que, no meu ponto de vista, será algo bem mais simples e funcional que poderemos trabalhar sem grandes preocupações. Mexo com a parte do planejamento na minha Secretaria e estamos vendo, de fato, que esse sistema é bem atualizado e será bem mais simples de ser executado. Espero que seja exatamente isso, onde se possa operacionalizar um sistema que antes eu considerava engessado e que, agora, vai passar a ser mais maleável, com mais agilidade e eficiência”, enfatizou a servidora da SEMU.

Para Claudio Roberto Salgado, funcionário da supervisão financeira e execução orçamentária da Casa Civil, a estrutura do curso facilita o aprendizado. “A instrutora está explicando o passo a passo, desde o teórico até o funcionamento prático. Acredito que o sistema vai melhorar toda a vida do Estado, por conta dos seus benefícios, pois com ele poderemos fazer alterações e mais produção de relatórios. Tenho certeza que o Estado só tem a ganhar com a implantação desse novo sistema”, disse.


46856086_487659905075394_5749397733874073600_n

Contatos

contatos

Av. Jerônimo de Albuquerque, Ed.Clodomir Milet, S/N Calhau, São Luís/MA CEP 65074-220
Fone: (98) 3218-2100 | E-mail: gabinete@seplan.ma.gov.br
Links Úteis
Localização

localização

Click to open larger map

Av. Carlos Cunha, s/n, Térreo, Edifício Nagib Haickel, Calhau São Luís - Maranhão - CEP: 65076-820