01/11 19:29

Servidores do Estado debatem sobre a temática da transversalidade e apresentam novas metodologias de trabalho em Oficina de Planejamento

oficina4A Oficina de Planejamento, promovida pela Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), que está acontecendo desde a última segunda-feira (29), continua reunindo servidores com o intuito de nivelar e discutir temáticas relativas ao planejamento governamental.
Nos dias 30 e 31, os servidores se dividiram em vários grupos de trabalho, com o objetivo de identificar, em suas ações, os temas da intersetorialidade e transversalidade das políticas públicas.
De acordo com o secretário-adjunto da Seplan, Roberto Matos, as atividades das Oficinas tem sido bastante positivas no que se refere à integração entre os órgãos, bem como à construção de um planejamento que priorize as agendas estratégicas e transversais.
“Percebemos uma interação muito boa entre os participantes. Os órgãos estão engajados em construir uma linguagem única para o planejamento. Isso, sem dúvida, beneficiará a todos os maranhenses”, destacou Roberto Matos.
No dia 31, a temática principal foi a transversalidade do programa “Maranhão Quilombola”.
oficina3
Para Socorro Guterres, secretária-adjunta da Secretaria de Estado da Igualdade Racial (SEIR), atividades desse nível, onde se oportuniza a todos os órgãos do Estado pensar nas suas ações, priorizando estratégias, metas, é extremamente importante para efetivação das políticas públicas.
“Quando você junta diversos órgãos para discutir essas subações, nós enquanto Governo, aí damos destaque para o Programa Maranhão Quilombola, estamos efetivamente pensando e priorizando a qualidade de vida dessas pessoas, população essa que até então era esquecida no passado. Essa oficina nos possibilita tirá-los da invisibilidade e trazê-los para o cenário efetivo de fato, e isso representa uma mudança e melhoria de vida para esta população negra, que é majoritária no Maranhão e que está em sua maioria na zona rural”, enfatizou a secretária-adjunta.
robertooficina
Já a servidora e assessora de planejamento da Secretaria de Estado da Juventude, Socorro Costa, ressaltou a importância de se colocar a população negra no centro da discussão.
“Só em colocar e destacar esse tema, a iniciativa já é muito válida. Essa agenda do Governo demonstra a preocupação que ele tem em relação a essa população”, pontuou.
Contatos

contatos

Av. Jerônimo de Albuquerque, Ed.Clodomir Milet, S/N Calhau, São Luís/MA CEP 65074-220
Fone: (98) 3218-2100 | E-mail: gabinete@seplan.ma.gov.br
Links Úteis
Localização

localização

Click to open larger map

Av. Carlos Cunha, s/n, Térreo, Edifício Nagib Haickel, Calhau São Luís - Maranhão - CEP: 65076-820