10/05 17:51

Representantes da Agência de Risco Fitch destacam transparência nas finanças do Maranhão

32170097_1786706964722115_8559513153958838272_n (1)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), realizou mais uma reunião anual com representantes da Agência de Risco Fitch Ratings, nesta terça-feira (08). O subsecretário da Seplan, Marcello Duailibe, fez a abertura da reunião, onde elencou os notáveis e destacados projetos desenvolvidos e executados pelo Governo, ao longo destes três anos de gestão, a exemplo do Escola Digna, Projeto Ninar, Mais Asfalto, entre outros.

Avaliação do cenário econômico e exposição dos balanços fiscais, também fizeram parte das apresentações durante a reunião. “A diligência com a Fitch é muito importante para o Estado, e aproveitamos esse momento para explanar, não somente acerca dos resultados fiscais, como também do avanço das nossas políticas públicas. A nossa meta é sempre melhorar o rating do estado, atualmente -AA em escala nacional. Isso se traduz em maior credibilidade perante ao mercado, estimula novos investimentos e ratifica o acerto na atual gestão estadual”, assinalou o subsecretário Marcello Duailibe.

Mais uma vez, o analista da Fitch, Paulo Fugulim, destacou a transparência e boa organização nas apresentações dos gestores do Governo.“ Para nós, todos esses fatores são fundamentais, pois é o procedimento correto da avaliação de risco, afinal de contas, somos mensageiros do Estado para a Agência, logo, é muito melhor quando temos mais abertura, mais clareza, mais acesso para nós, e temos observado uma melhora constante na transparência nos últimos anos. É uma referência não só no Brasil, mas também em outros casos da América Latina, então a gente espera que continue nos próximos anos”, realçou.

DSC_0950

Pela primeira vez no Maranhão, a também analista da Fitch, Thais Funagoshi, participou da reunião e também fez questão de destacar a transparência demonstrada na apresentação das informações. “A reunião foi muito boa e aproveito para ressaltar a clareza nas informações, onde todos foram super abertos em falar sobre as ações, o que nos ajudou muito a conhecer e saber como o Estado vem se desenvolvendo, bem como seus programas de governo”, avaliou.

Representantes das Secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz), Gestão e Previdência (Segep), Indústria e Comércio (Seinc), Programas Especiais (Sepe), Procuradoria Geral (PGE), Caema, Instituto de Previdência (IPREV), Porto do Itaqui e Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) também participaram da reunião, onde apresentaram ações e programas de suas pastas. O lançamento da nota deve acontecer até o final do mês de junho.

Contatos

contatos

Av. Jerônimo de Albuquerque, Ed.Clodomir Milet, S/N Calhau, São Luís/MA CEP 65074-220
Fone: (98) 3218-2100 | E-mail: gabinete@seplan.ma.gov.br
Links Úteis
Localização

localização

Click to open larger map

Av. Carlos Cunha, s/n, Térreo, Edifício Nagib Haickel, Calhau São Luís - Maranhão - CEP: 65076-820