Governo realiza segundo dia de escutas territoriais do OP em Bacabal, Caxias e Grajaú

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), realizou, na sexta-feira (02), o segundo dia de Escutas Territoriais 2017 referente ao Orçamento Participativo (OP) de 2018, ocorrido simultaneamente nas cidades de Bacabal, Caxias e Grajaú.

escutagrajau

Representando o governador Flávio Dino em Bacabal, o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves da Conceição, afirmou que as escutas territoriais ajudam os gestores de governo a mapear e encontrar soluções para o desenvolvimento do Maranhão.

“A decisão do governo é fortalecer essa política pública, estimulando um desenvolvimento a partir de outras matrizes. As escutas têm três motivações. A política, estimulando a participação das pessoas, a pedagógica, porque nos possibilita conhecer instrumentos de gestão e uso de recursos, e a solidária, pois estamos aqui para pensar o que o governo deve fazer em cada região, impactando a todos e não somente a algumas pessoas, desenvolvendo a micro e macrorregião como um todo”, declarou o secretário Francisco Gonçalves da Conceição.

Participaram da escuta os moradores das 15 cidades referentes ao território do Vale do Mearim, além de estudantes e representantes do IFMA, UFMA, secretarias municipais, Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), Polícia Militar e SINPROESSEMA.

A estudante de Licenciatura em Educação no Campo, com habilitação em Ciências Agrárias da UFMA, Kaedna Santos Araújo, de 20 anos, do município de Lagoa Grande, falou sobre a importância de participar da escuta. “A gente participa do programa com o intuito de melhorar as nossas condições do campo. A gente traz a proposta para ter um ensino médio de qualidade dentro dos nossos municípios, que a região do Médio Mearim é muito defasada nesse sentido. Então, queremos políticas públicas que ajudem a melhorar isso”, explicou.

Em Bacabal, foram escolhidas as seguintes propostas: criar programa de apoio aos municípios para desenvolvimento e implantação de saneamento básico e resíduos sólidos; criar, construir, equipar e manter no mínimo mais uma circunscrição do Detran/Ciretran para o território com pistas para provas práticas e auditório para provas teóricas; e implantar no mínimo mais uma Delegacia da Mulher no território e estruturar as existentes.

Estiveram presentes o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves da Conceição; a secretária adjunta de Participação Popular da Sedihop, Creuzamar de Pinho; a representante da Seplan, Cynthia Mota Lima; o procurador de Município de Bacabal, Ítalo Gomes; o prefeito de Lagoa Grande, Chico Freitas; o superintendente da Secretaria de Articulação Política Regional de Comunicação, Márvio Rocha; o comandante do 15° Comandante de Polícia Militar; o representante da Unidade Regional de Educação, Prof. Guilhermina Aguiar Silva; e o representante da UFMA, Prof. Botelho.

Caxias

O secretário adjunto de Promoção de IDH, Bruno Lacerda, acompanhou a votação das propostas na escuta territorial referente ao território dos Cocais, que abrange 17 cidades. O evento foi realizado no Centro de Estudos Superiores de Caxias (Cesc) da UEMA.

“Estamos aqui para ouvir a população. Nós não somos um governo de gabinete. O governador Flávio Dino governa junto com o povo e, por isso, essas escutas fazem a diferença. Queremos fazer algo diferente e por isso ficamos muito felizes de contar a ampla participação popular na região dos Cocais, que é uma região que, historicamente, enfrenta muitas lutas. A gente sabe o quanto Caxias e os municípios da região contribuíram na construção de um Maranhão mais democrático”, observou Bruno Lacerda.

Além do secretário-adjunto, estiveram presentes a supervisora de Elaboração de Planos, Programas e Projetos da Seplan, Cristiane Assunção; a representante da UEMA, Conceição Santos; o coordenador executivo da Associação de Gays, Lésbicas e Profissionais do Sexo (Agleps), Edilson da Cohab; a gestora regional da Agerp em Caxias, Tereza Ximenes; e a gestora regional de Educação de Caxias, Laci Assunção.

Foram apresentadas 23 propostas, das quais as mais votadas foram: construção de Plano de Defesa da Vida da Juventude; elaboração e execução de programas de preservação dos recursos naturais, estimulando e promovendo investimento para garantir a segurança e gestão hídrica.

Grajaú

A escuta territorial referente ao território do Centro Maranhense, que ouve a população de cinco cidades, foi realizada na sede da UFMA, em Grajaú. Estiveram presentes o subsecretário do Planejamento e Orçamento da Seplan, Marcello Dualibe; o superintendente de Orçamento Participativo, Gilvan Alves; a assessora especial do governador, Simone Gaureth; e o diretor do Campus da UFMA de Grajaú, Francisco Vale Lima.

“O governador está inovando na elaboração do orçamento, saindo do gabinete. Esta é uma região muito importante para o Estado, de muita produção, e a população terá a oportunidade de elencar demandas para incluirmos no orçamento. É importante tanto para a população, quanto para a elaboração do orçamento porque a gente vive numa conjuntura de muita escassez de recursos. Então, o orçamento será mais eficiente e mais eficaz a execução”, explicou Duailibe.

Após votação, foram escolhidas as seguintes propostas: construção de CRAS e CREAS regionalizados e específico para quilombolas e indígenas; construção de prédios no Campus da UEMA e fortalecimento dos atuais cursos e implantação de novos em Grajaú e Barra do Corda; implantação de vídeo monitoramento; implantação de grupamento de Corpo de Bombeiros; transformação da Companhia Independente para Batalhão da Polícia Militar de Grajaú.

Click to open larger map

Av. Carlos Cunha, s/n, Térreo, Edifício Nagib Haickel, Calhau São Luís - Maranhão - CEP: 65076-820