Governo apresenta balanço fiscal do 2° Quadrimestre de 2017 na Assembleia Legislativa

DSC_0464O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), apresentou, na última quarta-feira (18), à Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa, o balanço fiscal do 2° Quadrimestre de 2017.
Participaram da audiência, os deputados estaduais Marco Aurélio, Glaubert Cutrim e Rafael Leitoa.
A audiência atende ao dispositivo previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, que determina o comparecimento periódico, por quadrimestre, de técnicos da área econômica à Assembleia Legislativa para falar sobre as metas fiscais do Estado. Na ocasião, foram esclarecidas questões relacionadas às dívidas, receitas e despesas do Poder Executivo, no período de Maio a Setembro deste ano.
O secretário adjunto da Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento (Seplan), Roberto Santos Matos, apresentou, durante a audiência, realizada na Sala das Comissões, quadros comparativos da receita tributária prevista com a receita realizada; quadros sobre transferências correntes e sobre dívidas contraídas pelo Tesouro estadual.
DSC_0476
Para o presidente da Comissão de Orçamento, deputado Glalbert Cutrim, a audiência pública foi importante, porque os técnicos do governo tiveram a chance de discutir com os parlamentares sobre o comportamento da economia maranhense, à luz dos problemas enfrentados pela economia nacional.
“Ficamos satisfeitos com os resultados mostrados aqui. A gente fica feliz e esperançoso de que as finanças do Estado melhorem cada vez mais”, afirmou deputado Glalbert Cutrim, que fez questão de parabenizar tanto a secretária de Planejamento, Cynthia Mota Lima, quanto o secretário da Fazenda, Marcellus Ribeiro.
Já para o deputado Professor Marco Aurélio (PCdoB), a audiência pública foi bastante esclarecedora. “Os técnicos da Seplan vieram à nossa Casa, na presença da nossa Comissão, e eles tiraram as dúvidas sobre a execução do Orçamento do Estado. De modo que ficamos satisfeitos com a presença aqui da equipe da Seplan”, declarou Marco Aurélio.
DSC_0482
Ao final da audiência pública, Rafael Leitoa fez questão de parabenizar os integrantes da equipe econômica do governo: “Parabenizo o trabalho e o esforço destes técnicos, porque sei que graças a eles, há toda uma dedicação para o Maranhão não sair dos trilhos neste momento de crise, em face da conjuntura vigente em nosso País”, ressaltou Rafael Leitoa.
Também participaram da audiência pública o supervisor de Orientações e Normas da Seplan, Leonardo de Brito Aquino Soares, Marcelo Santos, supervisor de despesas, Daniela Maia, assessora especial, e o gestor do Sistema do Tesouro e Contabilidade, Rodrigo Soares de Vasconcelos, que forneceram informações complementares sobre a política de planejamento e gestão dos recursos públicos do Estado.

Click to open larger map

Av. Carlos Cunha, s/n, Térreo, Edifício Nagib Haickel, Calhau São Luís - Maranhão - CEP: 65076-820