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Auto Avaliação


representacao_grafica_modelo_excelencia_gespAvaliar a gestão de uma organização pública significa verificar o grau de aderência de seus processos gerenciais em relação ao Modelo de Excelência em Gestão Pública, referencial do Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização – GesPública.

Nessa avaliação são identificados os pontos fortes e a oportunidade de melhoria da organização. As oportunidades podem ser consideradas como aspectos gerenciais menos desenvolvidos em relação modelo e que, portanto, devem ser objeto das ações de aperfeiçoamento. Assim, o processo de avaliação é complementado pelo planejamento da melhoria da gestão.

Quando realizada de forma sistemática, a avaliação da gestão funciona como uma oportunidade de aprendizado sobre a própria organização e também como instrumento de internalização dos princípios e práticas da excelência em gestão pública.

Cada organização conduz o seu processo de avaliação, utilizando os documentos Instrumento para Avaliação da Gestão Pública de 1000 Pontos, de 500 Pontos ou de250 Pontos, dependendo da experiência da organização em avaliação da gestão e do nível de gestão atingido em avaliações anteriores. Esse processo de avaliação é aplicável a todas as organizações públicas que desejarem avaliar seus sistema de gestão. Quando se tratar da primeira avaliação é recomendável a utilização do Instrumento paraAvaliação da Gestão de 250 Pontos.

Quando a organização avaliar que o seu sistema de gestão atingiu um grau de maturidade em relação ao Modelo da Excelência da Gestão Pública ela poderá optar por participar do processo de reconhecimento e premiação à excelência do Prêmio Nacional da Gestão Pública.

O processo de avaliação é aplicável a órgãos e entidades públicos, nos três poderes e três esferas de governo, que desejarem avaliar suas práticas gerenciais em busca da excelência gerencial.
1000 Pontos (Prêmio)

Instrumento para Avaliação da Gestão Pública - 1000 pontos

500 Pontos (Autoavaliação)
Instrumento de Avaliação da Gestão Pública 500 Pontos – IAGP 500 Pontos

Planilha Eletrônica 500 Pontos

Auto-Avaliação - SEPLAN

instrumento_avaliaao_gestao_publica_finalFerramenta Utilizada: IAGP 500 pontos.

Ciclo: 2010.

Estágio Atual do Nível de Gestão: 2.

Posição: Alta.

Descrição da Ferramenta:   O Instrumento para Avaliação da Gestão Pública 500 pontos, é uma versão simplificada do Instrumento para Avaliação da Gestão Pública 1000 pontos. Este Instrumento foi elaborado para apoiar as organizações públicas brasileiras que aderiram ao sistema de avaliação continuada da gestão, proposto pelo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA.

figura_3_ciclo_de_melhoria_continua_siteA avaliação continuada da gestão organizacional tem os seguintes objetivos:

- Avaliar periodicamente o grau de alinhamento das estratégias, planos e resultados da organização com os macro-objetivos e planos de governo;

- Permitir à organização medir o avanço em termos de qualidade de gestão e de melhoria dos resultados;

- Sensibilizar a organização para a implantação da gestão por resultados por meio da realização de ciclos contínuos de avaliação e melhoria;

- Ajudar as organizações públicas a se transformarem em organizações de "classe mundial". É, pois, com satisfação, que apresentamos a edição 2005 do Instrumento para Avaliação da Gestão Pública, elaborado a partir do Modelo de Excelência em Gestão Pública, preconizado pelo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA.


PLANO DE MELHORIA DE GESTÃO

 avaliaao_melhoria_ciclo_BO Plano de Melhoria da Gestão é um instrumento de gestão constituído de um conjunto de metas e ações estabelecidas a partir do processo de auto-avaliação da gestão da organização, com vistas a transformar a sua ação gerencial e melhorar o seu desempenho institucional.

Vale ressaltar que a auto-avaliação da gestão proporciona às organizações uma visão panorâmica sobre os seus sistemas e práticas de gestão. Ao determinar que aspectos da avaliação serão objeto de ação do PMG, possivelmente as áreas ou funções da organização a serem atingidas pelo referido Plano deverão passar por estudos mais aprofundados, para que a ação proposta seja ao mesmo tempo consistente e adequada à organização.

Por ser um instrumento de melhoria da gestão, o PMG independe do planejamento estratégico e dos planos dele decorrentes, nem os substitui. Pode, entretanto, contemplar metas de implementação ou de melhoria do próprio sistema de planejamento estratégico da organização avaliada.

Mediante solicitação, o Ges Pública poderá orientar as organizações no planejamento das melhorias de gestão.